Não existe “O Poder”

Padrão

Portanto, não existe ‘o Poder’, o que existe são relações de poder, isto é, formas díspares, heterogêneas, em constante transformação. O poder não é um objeto natural, uma coisa; é uma prática social e, como tal, constituída historicamente. […] Uma das principais ideias que perpassam a analítica do poder de Foucault é uma espécie de deslocamento em relação á teoria política tradicional, que atribuía ao Estado o monopólio do poder. O que parece evidente nas investigações de Foucalt é a existência de uma rede de micro-poderes a ele (ao estado) articulados e que atravessam toda a estrutura social. Portanto, trata-se de buscar analisar o poder partindo não do seu centro (Estado) e ver como ele se exerce em níveis mais baixos da sociedade (análise descendente), mas o inverso, isto é, partir desses micro-poderes que atravessam a estrutura social e ver como eles se relacionam com a estrutura mais geral do poder que seria o Estado (análise ascendente).(DANNER*, 2009, p.787).

Sou a favor do controle social, das manifestações e passeatas. Mas acima de tudo da legitimidade do voto.Eu votei pela alternância do poder, mas fui vencida.

Vamos manifestar nossa insatisfação, nosso descontentamento. Vaiar, bater panela ok. Exigir uma mudança no comportamento de seu Representante, ou até de de quem não nos representa, BRAVO!

Mas vamos repensar a nossa, muitas vezes turva, visão do Poder.

“O Poder” não está só nas mãos do Executivo, porque o que existem, ao fim ao cabo, são as relações de poder.

Lamento, mas o Impeachment não vai mudar o Brasil, apenas isso.

E é sempre bom lembrar que o Bolsonaro é a favor do Impeachment.

*DANNER, Fernando. A genealogia do Poder em Michel Foucault. Porto Alegre.Iv Mostra de Pesquisada Pós-Graduação, 2009. Disponível em: < http://www.pucrs.br/edipucrs/IVmostra/IV_MOSTRA_PDF/Filosofia/71464-FERNANDO_DANNER.pdf >.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s