Parabéns Pedagogos

Padrão

DIA DO PEDAGOGO

É muito difícil ser pedagogo em uma sociedade onde construir conhecimento é ainda (na maioria das vezes) sinônimo de “dar aula” e “cobrar do aluno a reprodução das aulas nas provas”. Onde o aluno é incentivado a ser um mero expectador, é normal ele acreditar que não faz parte da aprendizagem, como se o conhecimento do professor sozinho faz a “mágica” do conhecimento.

É muito difícil ser pedagogo. Onde colegas professores, ficam esprimidos em currículos, parados na “disciplina”, onde aprender tem início, meio e fim. Como ser criativo e proporcionar espaços para “aprender com o mundo” correndo o risco de não “vencer” o conteúdo! Tendo que trabalhar como se fosse possível desligar o cérebro depois da disciplina de matemática e reacendê-lo para mais 50 minutos de aula de biologia.

É muito difícil ser pedagogo. Onde o “mercado” e o Governo exigem indicadores de qualidade desconsiderando o péssimo estado de conservação de salas de aulas , carentes de livros e de alunos carentes para até mesmo frequentarem a escola (muitos sem calçados). E também quando há condições de estrutura física, para que fechem as contas, também são esprimidos, em não raras salas de aulas lotadas “pagar os custos” do investimento privado.

É muito difícil, mas é graças a resistência de vocês que o método não é esquecido, que a interdisciplina vai acontecendo e pequenas mudanças são possíveis.

Não desistam, não há um país que cresça sem um projeto pedagógico. Que as muitas “soluções” de economistas para a educação não calem quem realmente entende que o método de ensino é instrumento político de formação de cidadãos.

Um fraterno abraço.

.20150514_101922

Jalusa

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s