REPERCUSSÕES DE UM PROJETO DE MONITORIA EM UM LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA PARA FORMAÇÃO DOS MONITORES

Padrão

Memória do décimo dia do I Ciclo de Compartilhamento de Estudos sobre Educação

Local: Polo Porto Alegre Centro (Rua Jerônimo Coelho, 394-Porto Alegre-RS)

Data: 14 e agosto de 2015

Na derradeira Resenha do nosso Ciclo, gostaria de agradecer inicialmente ao Professores que aceitaram partilhar, de forma graciosa as suas pesquisas.

No Grupo Uninter em Curitiba, na pessoa da Professora Elaine Riske ,da Coordenação de extensão e Assuntos Comunitários da Pró Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e extensão da Uninter, que me auxiliou na formatação do projeto.

Marco e Ândrea Schenini, gestores do polo Porto Alegre Centro, pela confiança ao me oportunizarem a coordenação dessa área no Polo.

Aos meus colegas de equipe pelo apoio na gestão de todo o evento.

Mas inegavelmente, sem a presença dos alunos inscritos nada teria acontecido.Para vocês, o meu muito obrigada.Forma momentos especiais e transformadores e que estimo que repercutam em outros eventos.

Com o tema,REPERCUSSÕES DE UM PROJETO DE MONITORIA EM UM LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA PARAFORMAÇÃO DOS MONITORES, o Professor Roger e nosso tutor além de apresentar a sua pesquisa nos desafiou para uma atividade prática no laboratório de informática.

Foi bem interessante essa metodologia, que nos desacomodou e fez olharmos-nos no papel de alunos . Conceitos como autonomia e protagonismo, que vimos em várias falas durante o Ciclo fizeram sentido quando ele nos propos trabalharmos no software chamado LOgo.

O projeto de pesquisa dele trabalhou com a inclusão de alunos das séries finais do Ensino Fundamental, em especial os que tinham maiores limitações na aprendizagem de matemática e questões de indisciplina.

Conceitos como aprendizagem significativa e motivação apareceram na fala do professor Roger e foram intensificadas na apresentação do diálogo do Prof. Paulo Freire e Seymour Papert. link:http://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/44441/28411). Os resultados da pesquisa comprovaram que há uma relação entre a melhoria da  auto-estima dos alunos e o desempenho na matemática.

Segue o link com o artigo do Prof.Roger:

http://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/44441/28411

 

Estavam presentes:

Simone Regina Vargas do Nascimento,Vivian Missaglia, Ettiene Leite Sipp,Rosali Cunha Thomas,Luciano Mattos,Álvaro Oscar Tavares,Wilson Severo.

Um fraterno abraço.

20150814_183931

20150814_185503

Projeto e Resenha de:

Jalusa Biasi Galant

Me.Em Gestão Educacional

Coordenadora da Área de Pós-Graduação e Extensão

Pólo Uninter-Porto Alegre Centro

http://www.uninter.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s